FundamBases psicobiológicas do desenvolvimento humano
DESENVOLVIMENTO HUMANO, COGNIÇÃO E AFETIVIDADE.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO: AMBIENTALISTAS.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO: INATISTAS.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO: INTERACIONISTAS.
VALOR DAS RELAÇÕES AFETIVAS: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
Neurociências e a Formação da Aprendizagem em AH/SD
Neurofisiologia das Altas Habilidades / Superdotação.
Superdotados - o funcionamento do cérebro.
Testes que identificam superdotados.
Mudanças observadas em superdotados.
Como avaliar as características de comportamento de alunos com altas habilidades/superdotação?
Teoria das Inteligências Múltiplas
CAPITAL HUMANO: O VALOR DA INTELIGÊNCIA.
TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS.
IDENTIFICAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE ALUNOS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO.
TESTES DE INTELIGÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA.
A CRIANÇA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INCLUSÃO.
AH/SD e Transtorno do Espectro Autista
ALTAS HABILIDADES/SUPERTOTAÇÃO- AH/SD.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA.
CARACTERÍSTICAS DA DUPLA EXCEPCIONALIDADE.
DUPLA EXCEPCIONALIDADE NA PRÁTICA.
DUPLA EXCEPCIONALIDADE VIDA ADULTA.
Família, Sociedade e AH/SD
As influências e efeitos do convívio social no desenvolvimento do indivíduo com Altas Habilidades/Superdotação.
As relações da Família e as Altas Habilidades/Superdotação.
Altas Habilidades/Superdotação: desafios e propostas de ensino e aprendizagem.
Família de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e relação com Escola.
Altas Habilidades/ Superdotação e a Educação Inclusiva.
AH/SD e a inserção no mercado de trabalho
Os desafios do mercado de trabalho para os sujeitos Altas Habilidades/Superdotação
Superdotado: como são vistos e o que enfrentam no mercado de trabalho
Empreendedorismo e o sujeito com Altas Habilidades/Superdotação
Educação, Formação Profissional e o sujeito com Altas Habilidades/Superdotação
Legislação, direitos e acesso aos ambientes de capacitação do sujeito com Altas Habilidades/Superdotação
AH/SD na Adolescência e Vida Adulta
Descobrindo as Altas Habilidades e Supertotação.
A vida em desenvolvimento.
O Autoconceito em Altas Habilidades e Supertotação.
Relações Interpessoais.
Mundo do trabalho e a Pessoa com Altas Habilidades e Supertotação.
Organização do Trabalho Pedagógico em AH/SD
Diretrizes oficiais propostas pelo Ministério de Educação.
Atendimento Educacional aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação.
Programa de Aceleração.
Programa de atividades Especiais.
Integração escola e família do sujeito com Altas Habilidades/Superdotação.
A Psicologia em AH/SD
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM AH/SD.
AS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PSICOLOGIA SOBRE AH/SD.
PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES COM AH/SD.
A PRÁTICA DO PSICÓLOGO ESCOLAR NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS DE ESTUDANTES COM AH/SD.
POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO CAMPO DA CLÍNICA JUNTO ÀS PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.
AH/SD e Saúde Pública
Introdução à Altas Habilidades/Superdotação e sua relação com a saúde pública.
Atuação de profissionais da saúde na identificação e apoio a indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação.
Promoção à saúde e bem-estar de indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação.
Desafios relacionados a intervenções medicamentosas.
Abordagem Multidisciplinar na Saúde de Indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação.entos e Teorias Educacionais.
Didáticas do Ensino e Avaliação da Aprendizagem e Não Aprendizagem.
Patologias e o processo de aprendizagem.
Jogos e Brincadeiras na Educação.
Aprendizagem em múltiplos ambientes.
Leitura e Produção de Texto no processo educacional.
Teorias do Letramento e Alfabetização.
Linguagem Lógico-Matemática na Alfabetização e Letramento.
Educação e a Participação Familiar.
Inclusão e acesso ao Ensino.